Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Segredo de um corpo perfeito

A moda, o corpo e a beleza.


Gostaria de começar este texto com uma indagação: o que é um corpo perfeito para você? Homens fortes de músculos definidos ou então mulheres magras de seios fartos?
Teoricamente um corpo perfeito seria aquele com seus órgãos em pleno funcionamento, no entanto, muitos não enxergam dessa maneira.
Atualmente, parece que ninguém está feliz com o corpo que tem e vive em constante luta contra sua própria aparência.
Esses dias li uma reportagem que falava sobre cirurgias estéticas, citava um grande aumento nesse ramo, principalmente no atendimento de jovens, onde as principais cirurgias eram os implantes de silicone e lipoaspiração. Podemos também perceber o grande aumento no numero de academias nesses últimos anos. Tento ser imparcial nessa questão, até porque muitas pessoas passaram a frequentar as academias em busca de melhorias na saúde, mas os jovens (em sua grande maioria) definitivamente procuram academias almejando melhor aparência física, isso é fato.
O grande problema dessa busca por padrões de beleza impostos pela mídia está no exagero abusivo contra o próprio corpo, o que pode acarretar em problemas de saúde, tanto físico, como psicológico e social. Dois exemplos comuns é a Anorexia e a Vigorexia, ambos causados pela obsessão de um corpo perfeito.

A anorexia é uma doença característica de jovens e adolescentes predominantemente do sexo feminino.
A garota tem uma preocupação exagerada com seu corpo, sempre achando que está acima do peso e acaba tendo uma visão distorcida de sua imagem. Não sente prazer em se alimentar, faz restrições calóricas exageradas além do hábito de regurgitar quando se alimenta. Nesses casos se não houver uma intervenção com tratamentos especializados, a tendência é esse distúrbio continuar avançando até que a falta de nutrientes acarrete em falência nos órgãos vitais do nosso corpo levando até à morte.
De outro lado a vigorexia, mais comum entre jovens e adolescentes do sexo masculino que também é causada pela obsessão de uma melhor aparência física. Casos de vigorexia são mais visíveis, basta ir a uma academia que com certeza encontraremos um ou até dezenas de indivíduos vigoréxicos.
Normalmente são jovens que gostam de se olharem no espelho, ingerem altas quantias de proteínas achando que estas o fará maior e malham o máximo que pode, chegando a ir duas ou até três vezes por dia na academia. Os vigoréxicos também vêem sua imagem distorcida diante do espelho, sempre achando que não está grande o suficiente. Na maioria dos casos em condições um pouco mais avançada, os vigoréxicos começam a utilizar esteróides anabólicos visando maiores ganhos no tamanho dos músculos.


Na verdade minha intenção não era aprofundar o texto em Anorexia ou Vigorexia, mas resolvi escrevê-lo pensando em promover meios de reflexão sobre esse assunto: o que é um Corpo Perfeito?
Já li entrevistas com atrizes famosas onde o repórter faz as mesmas perguntas de sempre, do tipo: Qual o seu segredo para manter o corpo tão bonito, perfeito, sarado... Seja lá o que for! Particularmente, acredito que o corpo perfeito é aquele com o qual nos sentimos bem. Não importa se você é deficiente físico, obeso ou excessivamente magro. Alegre-se consigo mesmo e com o seu corpo! Sem esquecer da necessidade que temos de nos cuidar, exercícios fazem bem para nossa SAÚDE, assim como uma boa alimentação. E jamais se orgulhe de uma barriga grande! Veja isso como sinônimo de doença e não como um problema estético!
Cuide-se, reveja suas atitudes, que em vez de cultuar o corpo, te trarão bem estar e mais SAÚDE.


Charlles S.Q.

Um comentário:

  1. boas dicas...esses argumentos serao uma grande ajuda para todos que tem esse "problema"
    vamos se dizer assim.

    ResponderExcluir

Comente